Imediatamente Pensou Em Estudar Para Prestar Concurso Público?

MIT E Mais 13 Universidades Lançam Cursos Online Gratuitos


BRASÍLIA - A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi criada em 2005 para, além de outros mais objetivos, identificar jovens talentos que poderiam se perder pela precariedade do sistema educacional brasileiro. A avaliação tem obtido resultados em uma das parcelas mais vulneráveis da população: as famílias que recebem o Bolsa Família.


Nos último 7 anos, 999 beneficiários do programa foram medalhistas, de acordo com levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Esses estudantes conquistaram 1.288 medalhas — sendo 93 de ouro, 234 de prata e 961 de bronze —, além de 465 menções honrosas. Um deles é Luiz Vasconcelos Júnior, de 17 anos, da pequena cidade de São Luís de Montes Incríveis, em Goiás. Depois de ganhar 6 medalhas, obteve uma bolsa numa instituição específico no Rio de Janeiro, onde prontamente está estudando pra fazer o sonho de cursar Engenharia Aeronáutica em dos institutos mais bem avaliados do país.


Da primeira vez que participou, UNDERGRADUATE E GRADUATE, QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELES? , Luiz obteve uma medalha de bronze. Nos cinco anos seguintes, mais 5 premiações: outra de bronze, duas de prata e duas de ouro. O desempenho chamou a atenção do Colégio PH, que disponibilizou a ele uma bolsa, incluindo alojamento e auxílio em despesas básicas. Lá, o estudante faz porção de uma turma focada essencialmente nas provas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME), que estão entre as mais complicados do Brasil.


— A OBMEP com certeza mudou a minha existência. Os dez Concursos Públicos Mais Disputados o que eu consegui foi em qualidade da minha primeira medalha. Ciências Sociais: Salários E Mercado a todo o momento gostei de matemática, desde que eu era pequeno, porém nunca tinha visto uma matemática tão diferente. Um pouco mais complicado, todavia assim como mais criativa — comemora. Antes de ir para o Rio, o adolescente teve outra conquista: foi selecionado em uma programa do governo de Goiás e fez um intercâmbio de um mês em Nova York, nos EUA.


  • Ler com periodicidade, cada tipo de texto

  • 12 - Veduca

  • 20 fair use

  • Prefeitura de General Carneiro



Foi a primeira viagem dele para fora do Brasil. Luiz assim como neste instante foi medalhista em outras brigas, como em olimpíadas de física e geografia. A rotina de estudos é pesada: são cerca de 13 horas por dias, porção no colégio e fração em residência. Nos sábados, as aulas continuam, no domingo, geralmente há simulados. — Acho que é considerável as pessoas saberem que o mundo inteiro podes tentar.


Eu nasci no interior, com problemas. Se uma coisa é possível, eu tenho que tentar o máximo aquilo. O mais respeitável é tentar. E, quem sabe, adquirir. Visualize dez Cursos Online Sem custo De Marketing Para Empreendedores é aplicada todos os anos para alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas.


São por volta de 18 milhões de cadastrados, de 47 1000 escolas, em 99% dos municípios brasileiros. São duas fases: pela primeira, de múltipla possibilidade, participam todos os inscritos; da segunda, que é discursiva, participam os 5% com melhor nota pela etapa anterior. Segundo o desempenho nessa última avaliação, são capazes de ganhar medalhas de ouro, prata e bronze ou uma menção honrosa. Desde o ano passado, esta avaliação passou a substituir as primeiras fases da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) , que existe há mais de 30 anos e tem um nível de obrigação mais elevado.


Ela é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e conta com recursos dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destaca que, por sentir-se presente em quase todos os municípios, a OBMEP gera oportunidades antes inexistentes.